segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A vida — um grande jogo de xadrez

A vida é como um jogo de xadrez. A todo instante há movimento. Se eu ganhar ou perder, o que importa? Eu tô movimentando! E o que importa é movimentar as peças. O movimento só pára, quando a gente morre. Aí é xeque-mate. E não lhe resta mais nada. Absolutamente nada! Nem a sua consciência.
A vida é cheia de possibilidades. Há milhões de caminhos na sua frente. Aí você escolhe um. E nesse caminho, há milhões de outras portas.
A gente não deve forçar a barra pra nada. Se forçar, é pior. Você tem que saber dos seus movimentos. Fique quieto e espere a sua vez de jogar. Temos de evitar roubar a jogada do outro e jamais trapacear. Se você trapaceia, provavelmente o seu adversário vai fazer o mesmo. E aí vira bagunça.
Eu acho que o Amor se ganha num jogo. A Liberdade se ganha num jogo. A Paz se ganha num jogo. A Guerra também. Tudo se ganha e se perde num jogo. Porque a vida é um jogo. Estamos dentro desse jogo! E só sairemos daqui, quando morrermos. O jogo nunca acaba. Aí você vira a rainha, mas continua jogando até morrer. O xeque-mate só acontece quando se morre. Não importa se o seu adversário quer te comer. E se ele te come, na maioria das vezes, você continua jogando. E pode ter revanche.
Então, tenha cautela nesse jogo que é a vida. Cautela, estrategia e inteligência.

xadrez-web.jpg

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto.
    Eu o descrevo como fascinante, diria ainda que posso considerá-lo como um resumo de muitas vidas, muitas histórias.

    ResponderExcluir